domingo, 10 de janeiro de 2010

Pão Caseiro Mistura de Trigo e Centeio


Sábado , foi dia de utilizar o forno a lenha , pois já não havia pão congelado (: , quando assim é , seja o forno a lenha ou o eléctrico, aproveito ou aproveitamos, este sábado foi no plural para fazermos outros cozinhados. Nos próximos dias deixo ficar as receitas das várias coisas que fizemos , entre elas o pão , pão com chouriço , Lasanha de legumes , 2 pizzas , Queques de maçã  e também fizemos uns pasteis de nata , que não deixo a receita pois não ficaram muito bem :( . A  próxima vez que experimentar , vou fazer no forno eléctrico pois controla-se melhor e pode ser que assim fique bem e possa depois pública-la ,lol , hoje fica a receita de pão,  estas quantidades deram para fazer  a base para 2 pizzas , 2 pães com chouriço  e 8 pães de mistura. Depois congelo e tenho pão para mais ou menos 2 semanas. Cá em casa o pão é da responsabilidade do meu marido , é ele que o amassa , é necessário força e  eu não a tenho . Aqui deixo a receita: 
  • 2,700 kg de farinha de trigo  Tipo 65 
  • 300 g de Farinha de centeio
  • 2 litros de água morna
  • 75 g de fermento de  padeiro fresco
  • 2 c. de sopa de sal
  • 1 c. de sopa de açúcar
Numa tigela diluir o fermento em água quente.Num recipiente misturar a farinha de trigo com centeio , o açúcar o sal e o fermento. Amassa-se bem esta mistura , vai se juntando água aos poucos até que a massa não se cole ás mãos , se necessário junte mais farinha. Este processo demora mais ou menos 30 minutos. Deixar levedar num ambiente quente (nós deixámos junto á lareira que estava acesa) durante 2 horas.Decorrido esse tempo dividir a massa para fazer os pães , cada pão com mais ou menos 400 g (também retirámos massa para a pizza )  . Colocar nos tabuleiros para ir ao forno, dar uns cortes nos pães e deixar a levedar mais 1 hora. Levar ao forno e retirar passado 20 minutos estando tostadinhos. Bom Apetite.

3 comentários:

  1. Só te digo: esses pães estão maravilhosos!
    Bjs e bom domingo,
    M.

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmmmmm
    que bom aspecto...
    Muito bom, posso me servir?
    JINHOS GULOSOS

    ResponderEliminar
  3. Ola Gina
    Encontrei o teu blog através do ptitchef, vim dar uma espreitadela e estou a adorar, parabéns, já sou tua seguidora e vou voltar mais vezes,
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails