sexta-feira, 29 de julho de 2011

Creme de Custard


Um dia destes tive cá em casa convidados e pensei o que fazer para sobremesa?  Fiz o pudim de manga que aqui já publiquei  para deleite do meu marido , só que desta vez coloquei em tacinhas individuais. Achei que era pouco e lembrei-me que tinha visto no blogue da Luisa Alexandra esta sugestão. Como tenho  sempre cá em casa farinha custard, resolvi fazer esta sobremesa, conforme indicava o pacote.
A questão é que tive que fazer duas vezes a receita e passo a explicar. A receita diz que o creme tem que ficar no ponto estrada ( Quando se passa com uma colher no tacho , fica uma espécie de estrada ) eu tive à espera deste ponto e achei o creme muito grosso e por essa razão só deu para 3 taças ( falta uma taça  na fotografia pois o meu marido comeu-a logo, guloso, eheh). Voltei a fazer  o creme e para mim está no ponto certo, quando o creme cai em fio pela colher ( desta vez deu para 4 taças ). Quem comeu achou que era leite-creme e todos gostaram. Fiz assim:

Ingredientes para 4 taças :
  • 500 ml de leite
  • 2  colheres  e meia de ( sopa ) de  custard
  • 3 colheres de (sopa ) de açúcar
  • 1 casca de limão
  • 50 g de manteiga
  • 1 pau de canela
  • canela em pó q.b
Preparação:
Dissolva a farinha custard num 1/4 de litro de leite e misture bem (usei uma vara de arames). Adicione os restantes ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até se obter um creme. Colocar o creme em taças , polvilhe com canela e deixe arrefecer.Leve ao frigorífico e sirva fresco!

    16 comentários:

    1. Olá Gina,
      Que aspecto delicioso! Nunca usei farinha custard, mas já vi que não posso perder mais tempo :) Obrigada pela sugestão gulosa
      Beijinhos e um óptimo fim de semana

      ResponderEliminar
    2. fica muito bem assim em tacinhas...bjokinhass

      ResponderEliminar
    3. Ficaram lindas as tacinhas!!
      Beijinhos e bom fim de semana.

      ResponderEliminar
    4. Aqui por casa também pensam sempre que é leite creme...Adoram!

      Bjoka
      Rita

      ResponderEliminar
    5. Olá Gi, caía mesmo bem agora este Custard depois do meu almoço.
      bjs

      ResponderEliminar
    6. Parece-me muito bem, eu fiz há dias e não me acertou nada bem. Vou experimentar esta receita a ver como corre. Beijinhos

      ResponderEliminar
    7. Esse creme é tão bom e fácil de fazer. Costumo utilizar farinha de custard (que afinal de contas é amido de milho abaunilhado) para fazer arroz doce, não necessitando assim de colocar ovos, e ninguém nota porque fica amarelinho.
      Gostei muito desta sugestão.
      Um beijinho
      Patrícia

      ResponderEliminar
    8. É muito bom os meus filhos adoram...

      Bjs.

      ResponderEliminar
    9. O creme custard é mesmo uma boa sugestão, fica bem parecido com o leite-creme e olha que até mais saboroso!
      Não me costumo orientar exactamente pelas receitas, fazendo na Bimby ou no tacho quando começa a ficar mais consistente [tipo os pudins], dou mais dois minutos para cozer e retiro. Tens que fazer conta com a consistência que vai ganhar depois de frio.

      Beijinho.

      ResponderEliminar
    10. Este creme é realmente delicioso e nada enjoativo, adorei as tacinhas,

      beijokinhas!!!

      ResponderEliminar
    11. HÁ MUITO QUE NÃO COMPRO DESSA FARINHA, COSTUMO CREME E FICA SEMPRE TÃO BOM . O TEU FICOU EXCELENTE.
      BOM FIM DE SEMANA
      BJS

      ResponderEliminar
    12. Gina,
      Que delicia ficou esse creme... As taças ficaram lindas, sem falar que e' uma delicia : )

      Beijinhos e bom fim de semana!

      ResponderEliminar
    13. Nunca comprei dessa farinha, mas ando com vontade de experimentar...e ver as tuas fotos ainda me motiva mais.

      Beijos.

      ResponderEliminar
    14. Bem k bonitinhas :)... Já comia uma agora
      beijoca

      ResponderEliminar

    Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

    Acerca de mim

    A minha foto
    Santa Iria de Azoia, Portugal
    e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

    LinkWithin

    Related Posts with Thumbnails