quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Doce de Tomate


Foi a primeira vez que fiz este doce. A ideia foi fazer um miminho ao meu marido pois ele adora. Ofereceram-me uma quantidade enorme de tomates ( fiz molho de tomate , congelei alguns cortados ao meio prontos a serem usados em estufados , cataplanas, assados , etc... e fiz também este doce. Ficou muito bom e valeu a pena o trabalho pois cá em casa tudo se aproveita, transforma-se ou congela-se para mais tarde. Fiz assim:

Ingredientes para 3 frascos como os da foto:
  • 1 kg de tomate pesado depois de descascado e bem escorrido
  • 800 g de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 1 casca de 1  limão
Preparação:
Escaldei os tomates para ser mais fácil retirar a pele, retirei algumas sementes , espremi bem o tomate e deixei a escorrer num escorredor durante uma hora para retirar a água em excesso.
Num tacho largo, deitar o tomate, o açúcar, os paus de canela e a casca de limão.
Levar ao lume e mexer bem.
O meu doce esteve no lume durante 50 minutos até fazer ponto de estrada. ( para ver se o doce está no ponto ponha um pouco de doce num prato e ao passa com o dedo ele "abrir uma estrada" , significa que está no ponto.
Retire os paus de canela e a casca do limão .
Coloque o doce em frascos previamente esterilizados( costumo colocar uma panela ao lume com água , assim que ferver , coloque os frascos e deixe ferver por 5 minutos, retire e deixe escorrer sobre um pano). Depois encha os frascos com o doce , feche e coloque , virado ao contrário num pouco de água para criar vácuo.Espero que gostem!

1 comentário:

  1. Adoro doce de tomate. Boa ideia. Acho que vou aproveitar os tomates lá da horta do meu pai.
    Bjkas

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails