segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Marmelada Rápida

O meu marido adora marmelada, confesso que eu não sou muito fã. Resolvi fazer-lhe um miminho e preparar-lhe uma marmelada caseira.
A receita tirei do blogue as minhas receitas . Tinha recebido à poucos dias uma panela de pressão ( grátis ) , moderna da Fagor.
Como a quantidade de marmelos que comprei depois de descascados deu 2 kilos. Dividi pelas duas panelas de pressão  1 kilo em cada uma( uma antiga que tem mais de 15 anos e a moderna que tem uns dias ).
A diferença na marmelada foi enorme em termos de cor , a que cozeu na panela de pressão antiga ficou com uma cor clara e a que cozeu na panela de pressão nova ficou com uma cor mais escura ( penso que seja a pressão , na nova deve ser superior , tudo cose mais rápido ) .
O meu marido já comeu da mais escura e está muito boa , eu sei pois também já comi , esta é boa :).
Vale a pena o trabalho e fazerem :) . Fiz assim: 


Ingredientes:

  • 2 kg Marmelos
  • 1600 kg açúcar
  • 2 dl água

Preparação:

Lave muito bem os marmelos com a ajuda de um esfregão para retirar o "pêlo" que parecem ter. Corte-os depois em quartos e retire-lhes o caroço. Não os descasque.
Pese os marmelos, e por cada quilo junte 800g de açúcar e 1dl de água.
Coloque tudo na panela e pressão e feche-a bem. Leve ao lume e assim que a vávula de pressão estiver no máximo (quando começar a deitar vapor) deixe cozinhar 10 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir. (Quando abrir a panela vai-lhe parecer que tem líquido a mais, mas é mesmo assim)
Usei duas panelas de pressão ( coloquei um kilo em cada uma com o açúcar e água respectivos )
Passe depois tudo com a varinha mágica e coloque depois a marmelada em tacinhas para secar. Ao fim de alguns dias embebe um pouco de gaze em aguardente e passe sobre a marmelada cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco e seco ou coma de imediato.



3 comentários:

  1. Realmente a escura fica mais apelativa. A minha panela também tem muitos anos e ainda por cima a borracha está já cortada!

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz marmelada,adorei a escura faz-me lembrar a que comia em criança era tão boa.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Este ano ainda não fiz marmelada!!!

    2 qualidades de marmeladas com aspecto delicioso!!!


    Bjocas

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails