terça-feira, 14 de junho de 2016

Bolo de Coca-Cola com Cobertura de Pasta Portuguesa - Bolo de Batizado

Num destes fim de semana , batizei a minha filha . O almoço e lanche foi feito cá em casa .Todo feito por mim e pelo marido com a ajuda da sogra:).  O bolo do batizado resolvi  fazer com cobertura de pasta portuguesa.
Aviso que foi a primeira vez que fiz um bolo com cobertura de pasta. Andei a pesquisar na net , tirei uma dica daqui e outra dali e saiu este resultado. Todos na festa gostaram do bolo . Comprei a pasta e os cortantes das letras na casa Januário no Porto, online. Telefonei para lá para esclarecer as dúvidas que tinha e foram 5* explicaram-me todo ( este post não é patrocinado ) . Para quem é profissional , eu não sou  , vou explicar como leiga que sou para ajudar outras pessoas que também precisem. Comprei uma boneca de menina  para o bolo porque os bonecos para batizado eram todos para bébés.
As ofertas que dei aos convidados e as sobremesas que fiz ficam para outros posts:).

Ingredientes ( deu para 20 pessoas e sobrou ):
  • 500g de açúcar
  • 60g de manteiga ou margarina à temperatura ambiente
  • 50g de cacau em pó
  • 1 pitada de sal
  • 5 ovos M
  • 1 lata ( 33cl ) de coca-cola ou equivalente
  • 400g de farinha T55 com fermento
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • raspa de 1 limão pequeno 
 Ingredientes para a cobertura de Pasta:
  • Pasta Portuguesa cor Branca ( comprei 1kg mas sobrou )
  • Pasta Portuguesa cor-de-rosa ( comprei 250g e não sobrou)
  • Geleia de Marmelo para usar como "cola"
  • Farinha maisena
  • 1 base cartão dourada - opcional
Preparação do bolo:
Bata o açúcar com a manteiga durante uns bons minutos, até ficarem bem ligados.
Junte o cacau em pó, o sal e as gemas e bata mais um pouco para envolver.
A baixa velocidade, ou à mão , junte alternadamente a coca-cola e a farinha misturada com o fermento.
Junte a raspa de limão.
Finalmente, bata as claras em castelo bem firme e envolva delicadamente na massa.
Unte e enfarinhe uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos, ou até que o teste do palito confirme que está cozida.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Fiz o bolo no dia anterior e só coloquei a cobertura de pasta no dia seguinte. O bolo Convém estar frio.
 
Preparação da cobertura de pasta:  
Como o marido têm mais força do que eu nos braços foi ele que amassou a pasta e a esticou.
Coloque o bolo depois de frio na base de cartão dourado,reserve.
Deite para uma tigela a geleia de marmelo e com a ajuda de um pincel , pincele toda a superfície do bolo ( isto vai servir para que a pasta agarre ao bolo )
Polvilhe farinha maisena ( a farinha maisena , serve para que a pasta não agarre ) numa superfície e amasse a pasta como se fosse plasticina , para que fique moldável para que se consiga esticar. Com a ajuda do rolo também com farinha maisena estique a massa finamente. Depois da massa esticada enrole-a à volta do rolo e coloque em cima do bolo e alise bem em toda a superfície do bolo.
Corte a pasta com uma faca bem afiada ou utensílio próprio excedente nos rebordos e reservei.
Fiz um rolo de pasta branca e outro de pasta cor-de-rosa que entrelacei e fiz o remate do bolo.
O marido esticou a pasta branca e eu com a ajuda dos cortantes de letras , cortei as letras a gosto e fui pondo em cima do bolo para ver onde as queria por.
Também fiz umas flores e borboletas com a ajuda de uns cortantes.
parti um palito, uma parte do palito agarrou na boneca e a outra foi para o bolo ( desta forma a boneca ficou sempre no bolo sem cair )
Quando já tinha decidido onde queria as letras , tirei uma a uma e fui pincelando com a geleia para "colar" na pasta branca.
Por fim como achei que as letras em cor-de-rosa se notava a farinha maisena , molhei a ponta de um pano e passei nas letras, nas flores e nas borboletas.
Depois coloquei em cima do prato e tapei com um guardanapo pois só foi servido no dia seguinte e estava muito bom .

Espero que não me tenha esquecido de nada .
Por lapso esqueci-me de tirar fotografia aos cortantes das letras e aos resultado quando estava a cortar , peço desculpa por isso.
Agradeço a quem sabe mais do que eu que partilhe dicas nos comentários.


Notas: A receita do bolo de coca-cola é da Clara de Sousa , "A minha cozinha 2", pg.168

1 comentário:

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails