sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Caldo-Verde - Receita Yammi

Já tinha feito caldo verde da forma tradicional ,  feita na panela de pressão, receita aqui. Desta vez resolvi fazer a receita do lb da yammi. No final achei que a couve estava mal cozida e achei que o caldo estava muito cremoso, acrescentei água e programei mais 5 minutos e assim ficou ao gosto cá de casa. Receita:

Ingredientes:
  • 3 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • 500g de batata
  • 750ml de água
  • 70 ml de azeite
  • 1/2 chouriço de carne
  • 100g de couve para caldo-verde
  • sal
Preparação:
Coloque a lâmina de corte. 
Colocar as cebolas, a batata, o alho, a água , metade do azeite, o sal e o chouriço inteiro no copo.
Disponha a couve na bandeja de vapor , ajustando-a sobre o copo. Programe 25 minutos, velocidade 1 na temperatura máxima (ST).
Quando terminar o tempo, retire a bandeja de vapor e o chouriço. Reserve.
Coloque a tampa e triture durante 1 minuto, começando na velocidade 3 e aumentando, progressivamente, até a velocidade 6.
Junte a couve e o restante azeite e programe mais 5 minutos na velocidade 2 a 100ºC.
No fim do tempo achei que a couve estava rija e o caldo-verde estava muito grosso , acrescentei água q.b e programei mais 6 minutos na velocidade 2 a 100ºC.
Bom apetite!

Nota de segurança: aguarde uns segundos antes de abrir a tampa, para evitar queimar-se com o liquido quente.

Dica: Sirva o caldo-verde com chouriço cortado às rodelas.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Frango Guisado com Massa na Panela de Pressão

Tinha tomate pelado que tinha sobrada e também bacon de outra refeição. Resolvi fazer frango e juntar estes ingredientes. Fiz assim:


Ingredientes para 4 pessoas:


  • 1 frango
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • sal q.b
  • 1 folha de louro
  • 1 late de tomate em pedaços
  • vinho branco q.b 
  • massa
Preparação:
Leve ao lume uma panela de pressão com o azeite e deixe aquecer. Junte a cebola descascada , lavada e picada assim como os dentes de alho a folha de louro e deixe refogar.
Adicione os pedaços de frango cortados aos bocados, lavados, sem gordura e peles, deixe fritar.
Junte o tomate triturado, o vinho branco e um pouco de água até tapar um bocadinho o frango.
Feche a panela , ponha o pipo . Quando ouvir o sinal sonoro , deixe cozinhar cerca de 10 minutos. ( retire o pipo da panela só quando o vapor sair todo ).
Depois de cozido , retire o frango e reserve em local quente. Coza a massa e por fim acrescente o frango, mexa tudo e sirva quente. Bom apetite!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Croquetes de Frango - Receita Yammi

Com a compra da M-Press , resolvi procurar uma receita para fazer na yammi de croquetes. Encontrei esta aqui. A massa dos croquetes ficou muito mole ( mesmo depois de ter levado ao frigorífico ) , tive que juntar pão ralado para que a massa ficasse mais consistente.Os croquetes ficaram deliciosos. Receita:

Ingredientes :
  • 1 cebola  cortadas em pedaços
  • 3 dentes de alho
  • 2 cenouras médias em pedaços pequenos
  • 150g de tomate
  • 50g de azeite
  • 75g de bacon em cubos
  • 1000g de peito de frango cortado aos bocados ( usei 650g ) 
  • 1 caldo de galinha
Ingredientes para o béchamel: 
  • leite q.b
  • 200g de farinha
  • sal e noz moscada q.b
Ingredientes para panar os croquetes: 
  • 2 ovos 
  • pão ralado q.b 
Preparação:
Coloque a lâmina de corte.
Coloque no copo a cebola, os alhos, as cenouras, o tomate, o azeite e pique 5 segundos , velocidade 5.
Junte o bacon e refogue 5 minutos,velocidade 1, temperatura máxima (ST).
Adicione o peito de frango, o caldo e programe 15 minutos a 100ºC , velocidade 1.
Retire e escorra bem o molho com ajuda do cesto, reserve.
Deite no copo o frango e triture 10 segundos ,velocidade 8. Retire para uma taça e reserve.
Sem lavar o copo pese o molho reservado e adicione leite até perfazer 600 g de líquido.
Junte os restantes ingredientes para o béchamel e programe 6 minutos a 90ºC, velocidade 3.
Incorpore o bechamel com o preparado reservado com a ajuda da espátula. Deixe arrefecer totalmente. Leve ao frigorífico , mesmo assim tive que acrescentar pão ralado pois a massa estava muito mole.
Coloque o preparado ( tive que por , 3 vezes ) , no depósito da M-Press , já com o bocal redondo grande.
Posicione correctamente o tapete deslizante e pressione a preparação . Corte o tamanho que quiser.
Depois passe por ovo e pão ralado. Coloque em tabuleiros separados uns dos outros e leve à arca.
No dia seguinte retire os croquetes para sacos de congelação. Frite quando quiser ainda congelados. 
Bom apetite!





terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Empanada de Atum - Receita Yammi

Esta empanada de atum foi feita para levarmos nas marmitas , deliciosa. Como tenho sempre medo que o motor da yammi "rebente" na massa no final fiz 4 ciclos de 30 segundos . podem ver as equivalências da bimby para a yammi. 

A receita encontra-se aqui.

Nota: 
Em vez de purê de tomate usei polpa de tomate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Chili Vegetariano

Não sou vegetariana, mas de vez em quando sabe-me bem uma refeição sem carne ou peixe.
Desta vez resolvi seguir uma receita da Clara de Sousa. Receita:


Ingredientes para 6 pessoas:
  • 2 colheres de ( sopa ) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 courgetes ( +-500g ) - lavadas , cortadas em cubos pequenos
  • 2 cenouras médias - descascadas, cortadas em cubos pequenos
  • 1 colher de ( chá ) cominhos
  • sal e pimenta q.b
  • 1 lata ( 800g ) feijão encarnado, escorrido
  • 1 lata ( 800g ) de tomate pelado em pedaços
  • 300g milho congelado
  • 200ml de água
Preparação:
Numa panela grande, refogue a cebola com o azeite. Quando ficar translúcida, junte o alho e deixe fritar um pouco.
Junte os cubos de curgete e de cenoura, tempere com picante a gosto, cominhos, sal e pimenta. Envolva bem e cozinhe durante 8 minutos, mexendo ocasionalmente.
Junte os tomates em pedaços, os feijões, lavados sob água corrente e escorridos, o milho e a água.
rectifique os temperos.
Cozinhe em lume brando por mais 10 minutos até as cenouras estarem macias.

Fonte:" A minha cozinha 2 ", Clara de Sousa , pg.109 

Notas:
Fiz algumas alterações das quais: 
  • O feijão usei catarino caseiro
  • usei apenas 150g de milho doce de lata

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Frango no Forno

Depois dos excesso do Natal e Ano-Novo nada melhor que um frango assado no forno. Esta receita é do livro "As receitas da dieta dos 31 dias".Ficou um frango delicioso, vale a pena fazerem. Fiz em dois pirex fpois foi todo assado no mini-forno. Acompanhei com batatas e brócolos assados no forno, temperados com sal , azeite e massa de pimentão caseira. Fiz assim:

Ingredientes:
  • 2 pernas de frango
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • azeite
  • paprika ( usei pimentão doce )
  • 2 rodelas de gengibre
  • alecrim
  • sal e pimenta q.b
Preparação:
Num pirex, faça uma cama de cebola , alho e azeite. Por cima coloque as pernas de frango com dois golpes bem fundos, onde vão introduzir duas rodelas de gengibre. Tempere com sal , pimenta, paprika e alecrim.
Leve ao forno até que as pernas de frango fiquem bem tostadinhas.

Fonte: " As minhas receitas , a dieta dos 31 dias ", pg.72 

Notas:
Lavei as pernas de frango e despois sequei-as bem com papel de cozinha.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Lasanha de Atum - Planear e Antecipar

Se seguem o blogue sabem que faço muitas vezes o que chamo " planear e antecipar ". Chego a casa tarde durante a semana e tento sempre que possível ao fim de semana  fazer algumas refeições para congelar  ou deixo já preparada uma refeição para segunda-feira. Desta vez resolvi fazer  lasanha de atum e congelei em dois tabuleiros de alumínio ( o queijo ralado como tinha congelado só pôs no dia que a lasanha  foi ao forno ). Uma lasanha caseira , só tem que ir ao forno para aqueles dias de falta de tempo ,  sem comprarmos  lasanhas já confeccionadas cheias de corantes e outras coisas em antes. É verdade que ao fim de semana perde-se um bocadinho de tempo mas ganhamos em saúde e poupamos uns €. Espero que gostem da sugestão. Os tabuleiros foram ao mini-forno sem a parte de cima e com o queijo ralado . Levei cerca de 20 minutos a 180ºC. A receita encontra-se aqui.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sonhos de Abóbora - Receita yammi

Já ando no mundo dos blogues há muito tempo ( desde 20.09.2009 ) e sempre tive uma filosofia colocar sempre a fonte da receita , tenha sido livros, revistas, supermercado conhecido ou blogue. Cada vez mais me têm desagradado a leitura de alguns blogues ( antigos e novos ) , pois nunca põem a fonte e parece que são sempre eles/elas que sabem sempre/fazem receitas novas. Quando andei à procura de uma receita de sonhos de abóbora na bimby para depois adaptar à yammi. constatei mais uma vez este facto. Várias receitas circulam iguais e poucos são os blogues que põe a fonte. Eu própria tenho uma receita ( minha autoria ) numa página de receitas conhecida sem fonte como fosse da pessoa que publicou ( as acções ficam a quem as pratica ). Por este blogue ter sido honesto optei por esta receita. Como o motor da yammi é fraco ( optei por fazer círculos curtos a amassar a massa , deixo ficar como fiz ( fiz umas pequenas alterações  à receita original):

Feliz dia dos Reis! 


Ingredientes:
  • casca de 1 laranja grande ( apenas a parte laranja )
  • 750g de abóbora fresca aos cubos
  • 120g de açúcar
  • 70g de sumo de laranja
  • 1 ovo + 1 gema
  • 450g de farinha
  • 1 pacote de fermento de padeiro
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela para envolver
Preparação:
Cozi a abóbora no dia anterior em água abundante e sal cerca de 20 minutos.
Depois de cozer a abóbora, escorra-a num passador e transfira-a para uma pano de cozinha lavado . Aperte até que a água saia completamente e deixe ficar a escorrer durante a noite.
Coloque a lâmina de corte.
No copo da yammi, coloque a casca de laranja e o açúcar , programe 10 segundos velocidade 9 , para triturar, reserve.
Com o copo limpo, deite a abóbora, o preparado anterior reservado , o sumo , o ovo e a gema , programe 30 segundos , velocidade 5.
Junte a farinha, o fermento e faça ciclos pequenos, programe 1x 30 segundos velocidade 4.
Depois programe 1x 30 segundos velocidade 3.
Por fim programe 2x 10 segundos velocidade 4.
Tape o copo com um pano limpo e deixe duplicar de volume.
Depois transfira o preparado para uma taça para que possa utilizar colheres.
Frite em óleo abundante, cerca de uma colher de sopa de massa por sonho.
Escorra em papel absorvente e depois passe por uma mistura de açúcar e canela.
Bom apetite!

 

 
 



terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Pão de Sementes PD Cozido no Forno

Desde que comprei a minha primeira mfp , já passaram muitos anos ( entretanto essa já avariou e já comprei outra ) , que faço pão sempre que ligo o forno grande  ( para optimizar os custos da energia ).
Numa ida ao PD , resolvi trazer este preparado para pão de sementes ( estava em promoção ) se não me engano ficou a 0.39€/500g . O pão fica muito fofinho e rende dois pães grandes ( congelei um cortado ao meio ) . Fiz assim:

Ingredientes :

  • 300ml de água fria
  • 2 colheres de sopa de óleo ( usei girassol )
  • 500g de preparado para pão de sementes
Preparação:
Na mfp colocar os ingredientes pela ordem indicada. Programar o ciclo "massa" , na minha máquina de fazer o pão é o programa n.6.Comece o ciclo.

Quando terminar o ciclo , retirei a massa para uma superfície enfarinhada).
Dividi a forma 2 bolas grandes iguais e coloquei num tabuleiro enfarinhado ( dei dois cortes em cruz em cada bola e deitei um pouco de farinha por cima )
Levei ao forno pré-aquecido a 180º cerca de +- 25 minutos, até estar cozinhado. Bom Apetite!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Molotof - Claras Batidas no Speedy Chef

Espero que tenham passado uma excelente passagem de ano e que o ano novo de 2016 vos traga tudo de bom e que concretizem os vossos desejos.
Esta sobremesa lembra-me quando era pequena e no Natal a minha irmã fazia sempre molotof  ficava sempre lindo e grande.
Confesso que como o meu marido não liga muito a esta sobremesa eu nunca tinha feito.
No natal em casa da minha irmã havia molotof ( não foi ela que fez ) e falámos sobre os molotofes grandes e lindos que ela costumava fazer.
Desde esse dia que decidi que também eu ia me aventurar e fazer o meu 1ºmolotof e decidi que faria para o ano novo, ficou lindo não acham?
Tinha imensas caixas no congelador com claras. As claras foram batidas no speedy chef da tupperware , um Gadget ( sim para mim é :) que valeu todos os € investidos.
Podem ver aqui  posts que já utilizei o speedy chef. O molotof vi em vários blogues como faziam mas decidi  seguir esta receita. Fiz assim:

Ingredientes:
  • 9 claras
  • 9 colheres de ( sopa ) de açúcar
  • 2 colheres de ( sopa ) de caramelo liquido de compra
  • caramelo liquido de compra para untar a forma
Preparação:
Deixe a descongelar de véspera no frigorífico as claras .
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de buraco com caramelo liquido, reserve.
No dia coloque as claras no speedy chef e bata até que fiquem claras em castelo.
Junte o açúcar e bata mais um pouco.
Adicione o caramelo liquido e bata mais um pouco e depois envolva bem com um "salazar".
Coloque o preparado anterior na forma já untada com o caramelo liquido e bata bem a forma na bancada para que as bolhas de ar desapareçam.
Leve ao forno cerca de 9 minutos ( 1 minuto por cada clara ). Depois desligue o forno e deixe repousar cerca de 30 minutos ( nunca abra o forno ).
Desenforme logo que retirar do forno ( o meu custou a desenformar e resolvi passar uma faca em volta num dos lados e quando finalmente desenformei o molotof estava aberto mas nada que não resolvesse ( encostei uma parte à outra e nem se notou )
Bom apetite!

Nota:
1 clara = 1 colher de ( sopa ) de açúcar = 1 minuto
As claras podem ser congeladas.
 

 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Feliz Ano Novo 2016





Da minha família para a vossa , desejo de um excelente Ano Novo de 2016 , com muita saúde!

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails