Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Feijoada de Pota com Couve Lombarda

Esta feijoada fica mais económica do que feita com polvo. Para nós o sabor é bastante semelhante ao polvo e gostamos. O feijão seco é caseiro foi dado pela sogra. Então fiz assim:

Ingredientes :
  • feijão seco catarino
  • tentáculos de pota
  • 1 cenoura
  • 2 dentes de alho 
  • 1 folha de louro
  • 1 malagueta de sininho
  • azeite , sal q.b
  • polpa de tomate
  • vinho branco
  • 2 cenouras cortadas em meias luas
  • 1 couve lombarda pequena em folhas sem os talos mais rijos 
Preparação:
De véspera deixe o feijão de molho. No dia leve ao lume uma panela de pressão , deite o feijão já demolhado e lavado . Adicione água , sal , azeite e uma cebola descascada e cortada ao meio. Quando ouvir o apito , conte 15 minutos. Desligue e deixe que o vapor sai por ele próprio. ( convém conhecerem a vossa panela de pressão pois os tempos podem variar ).
Noutra panela de pressão leve a cozer os tentáculos de pota préviamente descongelados aprenas com água e uma cebola cortada ao meio ( não adicione sal ). Quando ouvir o apito deixe cozinhar 25 minutos. Desligue e deixe que o vapor sai por ele próprio. ( convém conhecerem a vossa panela de pressão pois os tempos podem variar ).
Corte os tentáculos de pota aos bocados pequenos e reserve. ( como cá em casa gostamos bastante de couve lombarda e feijão , só utilizei uma parte da pota nesta refeição ) .
A restante pota cortei em pedaços , guardei com o liquido de cozer e fiz com arroz para levar para o trabalho ( 2 marmitas ) para o dia seguinte ( depois coloco a receita ).
Pique a cebola, os alhos e leve ao lume num tacho largo com o azeite e o louro , uma malagueta de sininho cortada ao pedaços pequenos  com as sementes e  deixe refogar.
Junte as cenouras cortadas em meias luas e deixe refogar um pouco. Junte a polpa de tomate e o vinho branco e deixe cozinhar um pouco.
Adicione a couve lombarda e acrescente um pouco do liquido de cozer a pota , adicione sal e tape a panela para que as couves cozam.
Quando vir que falta pouco para que as cenouras e a couve estarem cozidas , adicione a pota , e liquido do feijão se for necessário, deixe apurar um pouco.
Por fim junte o feijão a gosto , mexa todo com cuidado , rectifique os temperos se for necessário acrescente mais liquido de cozer o feijão. Deixe apurar e desligue.
Deixe estar tapado um bocadinho até servir.
Bom apetite!


3 comentários:

  1. Que fantástica feijoada,.....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails