segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bolo-Rei na MFP




Estou tão contente, foi a primeira vez que fiz bolo-rei e adorei a experiência e o sabor, qual bolo-rei do pingo doce , o meu estava muito melhor, dificilmente vou voltar a comprar,  prefiro fazer.
Como consegui a receita? Numa das minhas idas ao jumbo ás compras , se comprasse duas farinhas de "branca de neve", davam um saco , muito útil para ir ás compras e também me deram um folheto de receitas como podem ver abaixo , onde vinha esta receita, fiz uma pequena alteração , pois não tinha geleia em casa , utilizei ovo batido para pincelar, mas já fui a correr comprar geleia, na próxima pincelo com geleia,ehehe. E fiz como a Luisa Alexandra sugeriu aqui para o buraco não fechar , a forma que utilizei untei-a com óleo para depois sair facilmente e saiu, continuo muito contenteeeeeeeeee!

Ingredientes:
  • embalagem de farinha Branca de Neve para pão de brioche
  • 2 dl de água fria
  • 100 g de frutos secos(Utilizei nozes e amêndoas) em pedaços
  • 50 g de passas
  • raspa de 1/2 laranja
  • 100g de frutas cristalizadas pequenas 
  • 2 colheres de sopa de vinho do porto
  • frutas cristalizadas grandes q.b para decorar
  • nozes para decorar
  • geleia para pincelar(utilizei um ovo batido para pincelar)
  • Açúcar em pó para decorar
Preparação:
Coloque a água na na cuba da máquina de fazer pão e junte o conteúdo da saqueta do preparado para pão brioche.
Seleccione o programa "massa" na minha mfp é o programa n,7. Depois de terminar o programa, adicione os frutos secos cortados aos pedaços , as passas, as frutas cristalizadas pequenas, o vinho do porto e a raspa da laranja. Programe novamente no programa "massa" na minha mfp é o programa n.7.
Quando terminar, retirei-o para um tabuleiro com um tapete de silicone e dei-lhe a forma de bolo-rei.
No meio pus uma forma de metal untada com óleo para o buraco não fechar.Tapei-o com um pano e deixe levedar por 2 horas em sitio ameno. Pincelei-o com ovo batido, decorei com frutos cristalizados grandes e com montinhos de açúcar em pó e nozes. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 a 35 minutos.
O que acham , ficou bem bonito ? E o sabor , ficou uma verdadeira delicia. Bom Apetite!

17 comentários:

  1. Ficou uma maravilha.
    Essa farinha torna o bolo muito saboroso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz o rainha e também estou como tu não compro mais!! bjks

    ResponderEliminar
  3. Rsrsrs... Que bom que deu tudo certo Gina, é tão bom quando fazemos uma receita e fica uma delicia né! Ficou lindo! Parabéns! Beijos

    ResponderEliminar
  4. O teu bolo rei ficou lindo,
    parabéns...Eu também ando
    tentada fazer este ano na mfp.
    Agora vendo o teu fiquei mais
    tranquila.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O teu 1ª bolo rei ficou de aspecto divinal e apesar de gostar mais de bolo rainha comia uma fatiazinha do teu para experimentar.


    Bjinhos,


    Rita

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, ficou bem bonito este teu bolo rei.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  7. Que lindo ficou!
    Apetece mesmo este tipo de bolos, a lembrar o Natal.

    ResponderEliminar
  8. Que bonito bolo, nunca me aventorei a fazer um, talvez porque não gosto das frutas :)

    Vem participar no “ Sorte Secreta – Ano Novo 2010/2011“, conto contigo.
    http://casaescorpiao.blogspot.com/2010/11/sorte-secreta-ano-novo-20102011.html
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Esta receita de bolo Rei é a minha preferida, o ano passado quem o provou adorou. É mesmo muito bom.
    Ficou muito bonito. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Foi receita que ainda nao me aventurei a fazer mas pela tua descricao ate nem parece ser um bicho de 7 cabecas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que engraçado hoje também fiz um post sobre o bolo rei que fizemos cá por casa no fim-de-semana. Há já uns anos que deixámos de comprar, o nosso fica muito melhor do que o de compra.

    ResponderEliminar
  12. Bolo rei não como, mas k ficou lindo, lá isso ficou :)..
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  13. Queridas,
    ainda bem que acharam o meu bolo bonito e delicioso, hmmmm, bjs

    ResponderEliminar
  14. Esse bolo ficou lindo e tem gostinho de quero mais,rsrs.

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa...

    ResponderEliminar
  15. Os bolos reis de Venda ao público vão agora à falência hehehe por estas imagens e de outras de outros blogs que tenho visto não há como não deixar de os fazer são bem mais lindos fofos e deliciosos e ainda tem outro factor muito importante: foi feito por nós por isso sabemos o que estamos a comer. O teu amiga, ficou lindérrimo, obrigado por publicares a receita, apesar de já eu própria também o ter feito na minha mfp,vou agora experimentar desta forma também, beijokas.

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails