quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Polpa de Tomate


Comprei uns livros novos de culinária, que novidade, eheheheh, traz esta receita de polpa de tomate . Como no sábado passado limpei a arca do combinado , tinha lá uns tomates e como não cabiam na arca horizontal  e também a minha polpa de tomate de compra está a acabar , então fiz esta receita:

Ingredientes:
  • 1 kg de tomates maduros
  • 2 dentes de alho
  • 1 fio de azeite
  • sal q.b
Pele o tomate e retire-lhe as sementes. Pique-o grosseiramente e coloque-o num tacho. Acrescente os dentes de alho picados e o azeite. Leve ao lume por 15 minutos , tendo o cuidado de ir retirando a espuma que se formar à superfície com uma escumadeira. Esterilizar frascos ( costumo colocar uma panela ao lume com água , assim que ferver , coloque os frascos e deixe ferver por 5 minutos, retire e deixe escorrer sobre um pano).Transfira o preparado para um frasco. Aguarde que arrefeça e tape bem.Guarde no frigorífico ou na dispensa até ser utilizado.Espero que esteja bom:).



14 comentários:

  1. E tao facil e simples de fazer polpa de tomate, mas parece que por vezes apenas acaba por se comprar e pronto. Eu quando encontro tomates dos bons costumo fazer e tambem congelo uma parte em cubos, para usar em coisas rapidas.

    Beijinhos e bigada pela receitinha.

    ResponderEliminar
  2. Pois fizeste muito bem!!! É bem prático!
    Bjsss,
    Madalena
    P.S. O teu Bono está lindão!

    ResponderEliminar
  3. Mais saudável e saborosa do que a de compra!
    beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Eu faço uma versão semelhante mas congelo por isso não tem de ser escorrida nem nada. É bom para adiantar o cozinhado naquelas vezes que temos menos tempo ou aproveitar os legumes antes de estragar.
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Também costumo fazer quando os tomates ficam demasiado maduros!
    É muito mais saudável e muito mais saboroso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Vou experimentar, a minha mãe até tem bastantes tomates na horta, que diz que não cabem na arca frigorifica.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  7. Uma boa dica amiga,vou experimentar jinhoss

    ResponderEliminar
  8. Quando tenho a mais também costumo fazer o doce Gina mas a polpa também é sempre bom ter à mão a polpa, sem dúvida uma boa solução a dar aos tomates hehehe.
    Gina obrigado pelo teu cuidado e preocupação e mensagem no meu blog. Os tratamentos continuam a quimio abana qualquer um e o pior são os efeitos secundários mas ele vai resistir, tenho a certeza ando é sem tempo e paciencia para o blog pois agora tudo gira em torno do meu marido e na sua cura. Beijinhos e quanto ao meu email deixo-te aqui:
    mariana5geriatria@gmail.com
    OBRIGADO!!

    ResponderEliminar
  9. K giro, fazer polpa de tomate foi coisa k nunca me tinha lembrado... Bela ideia amiga :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Gina!
    Muito obrigado pela mensagem que me deixaste no blog, vim visitar-te e voltarei mais vezes, já me fiz também tua seguidora!

    Parabéns pelo blog, está bem interessante.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Amigas ,
    Adorei as visitas e os comentários , bjs

    ResponderEliminar
  12. É sem dúvida uma excelente ideia para dar uso aos tomates antes que se estraguem no frigorífico. Bjs Licínia Soares

    ResponderEliminar
  13. Como é simples e fácil fazer uma polpa caseira, não?! Sem contar com a saudabilidade que é! Muito boa a dica!

    Bju,
    Talita Cristina

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails