segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carapaus assados na Patusca / Cloche




Andava à tanto tempo à procura de uma Patusca / cloche . Que quando encontrei nem hesitei comprei logo , agora tem um sistema de segurança , onde tem um botão , e podemos escolher qual a resistência que queremos. Quem não se lembra , da velhinha patusca lá em casa  e as nossas mães a cozinhar um peixinho ou uma carne assada . Ao cozinhar  na patusca , lembrei-me desses tempos e deu-me uma saudade e uma nostalgia enormes .  Inspirei-me aqui:

Ingredientes para 2 pessoas:
  • 3 carapaus médios arranjados e sem cabeça
  • 400 g de batatas novas
  • 1 cebola picada
  • 2 folhas de louro
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1 pimento cortado em tiras
  • 1 tomate maduro cortado em cubinhos
  • 100 g de chouriço cortado aos cubinhos
  • sal, azeite, sumo de limão e vinho branco q.b
Preparação:
Dê dois golpes aos carapaus na parte mais alta, tempere com sal , pimenta e o sumo de limão.
Leve ao lume o azeite, a cebola picada , as folhas de louro, os alhos , o pimento e o chouriço.
Confeccione as batatas como aqui deixei ficar.
Com uma escumadeira, retire o refogado do caldo e espalhe o preparado num tabuleiro de ir ao forno.
Por cima do refogado coloque os carapaus , por cima  de cada um coloque um pedacinho de margarina. 
Junte as batatas à volta do peixe.
Ligue a patusca / cloche antes para ficar pré-aquecida. Demorou cerca de 40 minutos , ao meio do tempo virei os carapaus. Bom Apetite!


13 comentários:

  1. Por incrivel que pareca acho que nunca tinha visto nenhuma...Mas olha que parece ser um acessorio bem interessante. A casa fica a cheirar a peixe?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso!
    A minha mãe ainda faz muita comidinha na sua velhinha patusca, e quando eu tenho o prazer de ser convidada, sabe-me deliciosamente! Fiquei tentada a adquirir uma!
    Beijinho :) Boa semana Gina.

    ResponderEliminar
  3. Olá, hummmm, que saudades duns belos carapaus assados e dumas sardinhas, que pena aqui no Brasil não encontrar nenhum desses deliciosos peixes para grelhar ou confeccionar de outra qq maneira!!! Abriu-me o apetite minha cara e as saudades da terra lusa são imensas!!! Abraço, Zé Maria

    ResponderEliminar
  4. Pode ser patusca, mas a cloche faz excelente refeições.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  5. Olá Gina,

    Que saudades da patusca, lembro-me perfeitamente da mãe a utilizar regularmente, nem sei se ainda a tem.

    O teu peixinho ficou com um aspecto de comer e chorar por mais.

    Beijo da Carla

    ResponderEliminar
  6. Amigas(os),

    Agradeço os comentários .

    Cacahute , não a casa não fica a cheirar a peixe pois a patusca é um mini-forno , fica tudo fechado .
    Bjs a todos.

    ResponderEliminar
  7. Que saudades do franguinho que a minha mae fazia nela!!!
    Hum...
    Esses carapaus ficaram apetitosos, e as batatinhas então!!!

    ResponderEliminar
  8. engraçado, tenho uma cloche há imenso tempo, e nunca fiz lá peixe... Tem tão bom aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oi Gina, eu não conhecia essa panela parece que o peixe ficou muito bom!!!, bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  10. Que giro,a minha mãe tem duas,e consegue ligar as duas resistencias ao mesmo tempo...Com 2 cabos claro,essa nova nao conhecia,mas só se pode ligar uma de cada vez,nao é?
    A minha mãe faz uma broa de milho deliciosa!!
    Tb nao a conhecia por esse nome.
    Faz tb carapaus assados com batatinhas ;) Tão bons... que saudades :))

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma Cloche das antigas ja nao esta muito boa, alguem pode me informar sff se existe alguma loja onde eu possa adquirir uma mais recente mais moderna, e ja agora o preço, obrigada

    Eu sempre fiz alguns pratos na Cloche e posso adiantar que eh optimo e fica tao ou mais saboroso do que fazer no fogao ou no forno,uma coisa que nunca la fiz foi empadao de carne porque a altura do prato nao eh tao alto como uma travessa, mas mesmo assim estou tentada a fazer em menor quantidade para ver como resulta :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anónimo,

      A minha cloche foi comprada no jumbo penso que ainda há lá esta já é das modernas, obrigada pela visita.

      Eliminar
  12. não gosto desta patusca da nova geração pq não dá para ligar as 2 resistências ao mesmo tempo. E tb não sei pq será + segura por ter esse botão.
    Na antevéspera de Natal o meu forno pifou. Como precisava urgentemente de um forno para aquele dia comprei um no Pingo Doce da Electric Co e quando cheguei a casa a porta estava completamente danificada. Já à beira de qm ataque de nervos e sem tempo para mais nada fui a uma lojonha lá perto e tinham os 2 modelos de patusca a nova e a antiga. Preferi esta última e comprei mais 1 cabo p/ligar as 2 resistências ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails