segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate




Espero que tenham passado uma santa Páscoa .

Domingo de Páscoa , tivemos cá em casa os meus cunhados, Irmã e cunhado do meu marido , vieram para almoçar e passámos uma tarde bastante divertida e engraçada , a jogar Wii. Para o Menu de domingo , fiz o seguinte com a preciosa ajuda do marido no forno a lenha. 
Vou deixar ficar ao longo da semana as receitas. Agora o Menu:

  1. Entrada - Sopa de Caldo Verde (feita com uma couves tenrinhas da terra da minha sogra)
  2. Prato Principal - Lombo de Porco assado recheado com farinheira , Batatas assadas , Arroz de cenoura e salada de alface.
  3. Sobremesa - Salada de frutas , Baba de Camelo , Bolo de cenoura com cobertura de chocolate e Folar.
Esta receita foi me dada pelo minha outra cunhada , Palmira , mas eu fiz algumas alterações , como nunca tinha feito bolo de cenoura , fiquei com medo que não tivesse bom mas toda a gente gostou assim como eu própria , vou tentar explicar como fiz , lol.  

Ingredientes:

  • 3 cenouras (Picar as cenouras na picadora e depois serve como  medida para os outros ingredientes)
  • 1 medida de óleo
  • 6 ovos
  • 3 medidas de farinha
  • 2 medidas de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de fermento
Para a Cobertura:
  •  200 g de chocolate ( 1 tablete de chocolate para culinária)
  • 1 pacote de natas
  • leite q.b
  • grajeias em sticks q.b
  • amêndoas da Páscoa q.b
Preparação :

Separe as gemas das claras. Pique a cenoura e junte com o óleo até formar uma papa. Bata as gemas com o açúcar. Peneire a farinha e adicione ao preparado anterior. Junte a papa e mexa bem até todos os ingredientes estarem todos ligados.Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior , mexendo suavemente até estar tudo ligado.
Leve ao forno ( eu levei ao forno a lenha).
Entretanto , prepare a cobertura de chocolate. Leve ao lume o chocolate de culinária, partido em pedaços com o leite em lume brando e mexendo sempre. Quando o chocolate estiver derretido , desligue e espere que arrefeça. Depois de frio junte-lhe as natas e misture bem. Leve ao congelador por 30 minutos.Passado esse tempo retire e volte a bater.
Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas,barre a parte inferior com algum creme.
Reponha a parte de cima e barre todo o bolo com o restante creme , deixe solidificar.Quando estiver solidificado , ponha no meio algumas amêndoas da Páscoa e salpique com sticks de grajeia. Bom Apetite! 

6 comentários:

  1. Que delícia de bolo!!! Também já fiz algumas vezes, mas a cobertura faço de forma diferente e sem deitar no meio, embora assim até me pareça melhor!
    Bjsss e boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Amiga este bolinho deve estar uma tentação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Foi sim senhora um almoço e uma tarde bem divertida!! E até que enfim que comi um bolinho feito por ti, isto de andar só babar-me a ver o blog não dá!!!! Muito obrigada pelo convite e pelo divertimento! Foi um Domingo de Pascoa muito bom!!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Pelo o que eu vi, o almoço foi bem farto, e Bolo de cenoura com chocolate já virou um clássico!!!ficou bem legal!
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo esse bolinho...Adoro bolo de cenoura!

    ResponderEliminar
  6. Adorava fazer mas quando as medidas são dadas assim fico perdida não para dizer em dl. ou por ex. colheres de sopa? Fico a aguardar. Já estou a ver o meu bolinho lindo e bom.
    Obrigada
    Júlia

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails