quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tarte Cremosa de Alheira e béchamel



Deram ao meu marido umas alheiras , mas como cá em casa evitamos os fritos, andei à procura de receitas mais saudáveis , encontrei esta numa teleculinária .Fiz umas alterações ,porque não tinha uma emb. de 500 ml de béchamel mas tinha uma de 200 ml e uma de natas para culinária de 200 ml , então utilizei as duas ( quem não tem cão , caça com gato :)
Vou deixar a receita como é , e com as alterações que fiz.
Adorámos o sabor ficou muito boa , a repetir mais vezes. Receita:

Ingredientes:
  • 1 rolo de massa quebrada de compra
  • 300 g de espinafres limpos
  • 1 alheira
  • 1 pacote de 500 ml de béchamel ( Utilizei 1 pacote de 200 ml e 1 pacote de natas para culinária de 200 ml)
  • 5 gemas (só utilizei 4 gemas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta q.b ( Só utilizei a pimenta )
  • Spray para untar espiga
Preparação: 
Leve ao lume um tacho com o azeite e deixe aquecer, junte os espinafres , bem lavados e escorridos e deixe-os cozinhar até ficarem sem liquido.
Retire a pele à alheira, corte-a em pedaços, junte-os aos espinafres e misture bem até ficar tipo uma pasta.Retire do lume de deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200ºC. Unte com o spray para untar Espiga uma forma de tarte e forre-a com a massa quebrada, pique o fundo com um garfo e espalhe dentro a mistura da alheira.
Numa tigela misture o béchamel e as natas para culinária, com as gemas, tempere com pimenta, mexa bem e deite sobre a alheira na tarteira.
Leve ao forno durante 40 minutos ou até ficar douradinha.Bom Apetite!

14 comentários:

  1. Ora aí está, é preciso é sabermo-nos desenrascar e avançar. Ficou com óptimo aspecto ! Continue assim !

    ResponderEliminar
  2. Essa tarte esta mesmo a chamar por mim... A combinação dos ingredientes esta perfeita.
    Na falta de algo temos que improvisar, e as vezes ainda sai melhor : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante de alheira, curiosamente também não as costumo fritar, prefiro no forno ou saltear na actifry.
    A tua refeição está bem apetitosa.

    ResponderEliminar
  4. Que excelente sugestão!! já comia uma fatia!! bjks

    ResponderEliminar
  5. Que torta mais linda, comeria uma bela fatia agora mesmo! Bjos Gina

    ResponderEliminar
  6. Olá Gina, gostei imenso da tua sugestão, será que posso utilizar espinafres congelados? Já estou para aqui a imaginar a delicia que deve ficar...ui ui, acho que tenho para lá ainda uma alheira...rsrsrs.
    Obrigada, beijinhos;)

    ResponderEliminar
  7. Voltei, afinal o que tenho é farinheira, que me sobrou do ultimo cozido, ai esta cabeça... talvez fique bom.
    Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  8. Uma grande e deliciosa ideia Gina, como sempre!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Amigas,
    Obrigada pelos vossos comentários, bjs

    Duxa,
    Sim , acho que podes fazer a receita com espinafres congelados , e experimentar com a farinheira, bjs

    ResponderEliminar
  10. Que delicia de tarte, com esses ingredientes, só podia, a minha perdi4ão, os enchidos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. SENDO DE ALHEIRA ...ESTA APROVADISSIMA.
    MAS O ASPECTO CONVENCEU PRIMEIRO.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Bem, tem tudo pra ter ficado perfeita :)...
    beijinhos amiga

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails