segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bolo de Abóbora - Dia de Todos Os Santos


Em Portugal celebramos o Dia de Todos os Santos ,hoje e também  é feriado. 
É costume visitarmos os nossos entes queridos ao cemitério.
Para hoje deixo-vos esta receita com abóbora que vi aqui . A abóbora é um fruto muito rico em potássio , vitamina C e betacarotenos . 
Já tinha deixado aqui outra receita de bolo de abóbora.
Não sei o que aconteceu com este bolo pois "abateu" depois de ter tirado do forno, estava bastante alto . :( e depois baixou.
Usei uma forma de silicone , mas sinceramente não estou muito contente com ela , comprei-a na A Loja do gato Preto , a primeira vez que a utilizei , não untei a forma , pois pensava que era como as pequenas que não agarrava mas enganei-me , pois o bolo ficou tudo agarrado que nem fiz o post . Desta vez isso não aconteceu porque utilizei o spray para untar espiga , que é de facto uma maravilha.
Continuo a não gostar muito da forma , sei lá ,  manias .

Ingredientes:
  • 500 g de abóbora
  • 200 g de farinha tipo "Branca de Neve" com fermento
  • 200 g de açúcar mascavado
  • 5 ovos
  • pitada de sal
  • Spray para untar espiga
Preparação:
Corte a abóbora em pedaços pequenos .
Numa panela com água a ferver e uma pitada de sal , junte a abóbora , deixe cozer cerca de 10 a 15 minutos, reserve e deixe escorrer bem .
Bata as gemas com o açúcar , adicione a abóbora e mexa muito bem .
Junte a farinha peneirada e mexa.
Adicione as claras já batidas em castelo , envolvendo bem no preparado anterior.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC cerca de 50 minutos . Bom apetite!

7 comentários:

  1. Hoje troxeste-nos uma bela sugestao para este dia dos santos. Ficou lindo o bolinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada cacahuete pelo teu comentário, bjs

    ResponderEliminar
  3. Também gostava de ainda fazer um bolo de abóbora, a minha mãe tem lá tantas.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  4. Ficou mesmo giro :).. Nunca provei bolo de abóbora, testei-a num doce um destes dias, mas não devo ter escolhido bem definitivamente, porque não me convenceu...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um bolinho bem bonito.
    Nunca provei bolos com abóbora mas fiquei curiosa em experimentar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Também tenho uma forma dessas que comprei no gato preto eheheh.
    Gosto muito de abobora, este bolo que nos mostras parece-me ser muito bom. Tenho de testar. Bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails