quarta-feira, 23 de julho de 2014

Compota de abóbora

Cá em casa já tinham acabado as compotas ( confesso que anda um doce a rebolar no frigorífico ( de figo ) de uma marca conhecida que eu não gosto . 
Quando decidi abrir a abóbora , lembrei-me  que tinha comprado uma embalagem de  açúcar para Compotas Sidul , que resolvi experimentar.
O que mais  gostei  neste açúcar é o facto de demorar muito pouco tempo a atingir o ponto pretendido , em 7 minutos está pronto , contra uma hora a mexer o doce :). A receita que via foi na própria sidul, como não tinha laranja não utilizei mas confesso que a compota ficou deliciosa ;). Fiz assim:

Ingredientes para 1 frasco pequeno e 1 taça:

  • 500g de Abóbora cozida (escorrida)
  • 500g de Açúcar para Compotas Sidul
  • 1 pau de canela
  • 1/2 Laranja  ( não usei )
  • 1/2 Limão

Preparação:
Leva a abóbora a cozer em água, escorra-a muito bem. Junte o Açúcar para Compotas Sidul, mexa e leve ao lume com o pau de canela, a casca da laranja (previamente escaldada)  e o sumo de laranja ( não usei ) e limão. Quando começar a ferver conte 5-7 minutos, verificando se o doce está pronto*.
Desligue o lume, retire o pau de canela e a casca de laranja e triture a compota.

* O doce está pronto, quando ao colocar um pouco de doce num prato frio, o líquido não deslizar e ficar coberto por uma pele fina.

Notas : 

Enquanto a compota  está ao lume, esterilizam-se os frascos e tampas em água a ferver ou durante 15 minutos, numa taça com água ou no microondas em potência máxima.
Retiram-se e colocam-se sobre um pano limpo de boca para baixo.
Enchem-se bem os frascos com a compota ainda muito quente. Enroscam-se muito bem as tampas e viram-se os frascos de "pernas para o ar". Ficam assim até a compota  estar totalmente fria, para criar vácuo.
Bom Apetite!

3 comentários:

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails