quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Iscas de Porco Com Puré de Batata



Este é um prato muito bom para ter experimentado o óleo espiga que me foi enviado no kit espiga.
O óleo  espiga é muito bom , como é dito aqui , não liberta fumos nem odores desagradáveis, o único cheiro que existe na cozinha é o cheio do alimento que estamos a fritar, neste caso foram as iscas de porco.
Também é diferente do que eu utilizava , eu utilizava só de girassol , este é de girassol e amendoim , não sei se essa é uma das razões , pois não fica gordura na superfície do óleo quando está a fritar.
Com o que eu costumava utilizar no fim da fritura , deitava fora o óleo  e fazia  o molho só  com a marinada da carne , neste caso aproveitei também o óleo ,  juntando a marinada .
Amigas(os) o óleo não me "trabalhou" no estômago . Já está na minha lista de compras. Receita:

Ingredientes para 2 pessoas
  • 500 g de figado de porco
  • 1 folha de louro partida aos bocados
  • 4 dentes de alho
  • Vinho tinto q.b ( até cobrir o figado)
  • óleo espiga q.b
  • sal q.b
Preparação:
De véspera , tempere o fígado de porco , com  os dentes de alho cortado  em rodelas finas , a folha de louro partida aos bocados e o sal. Junte o vinho tinto até cobrir o fígado e deixe no frigorífico de um dia para o outro.
No dia ,  leve uma frigideira ao lume com o óleo espiga , quando estiver quente frite as iscas e vá reservando, no final junte ao óleo espiga a marinada do figado e deixe apurar. Sirva com o puré de batatas e uma salada.

Ingredientes para o puré de batata:
  • 800 g de batatas descascadas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  • 250 ml de leite
  • sal q.b
Preparação:
Leve ao lume uma panela com água a ferver, junte o sal e as batatas. Quando estiverem cozidas , reduza-as em puré .
Leve o puré ao lume , junte a manteiga , mexa bem , junte o leite. Tempere com sal e a noz-moscada . Sirva quente!

6 comentários:

  1. Gosto imenso de iscas, e principalmente de molhar o pão no molho em que são feitas!

    ResponderEliminar
  2. As iscas, são bem saborasas, embora eu prefira as de vaca.

    Beijinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  3. Iscas venham elas. Nos tempos de crise sai uma economica e belissima refeicao.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gina, na proxima vez, experimentar colocar também no tempero vinagre, sempre corta um pouco mais o sabor do figado que as vezes tem.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails