Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caracóis Doces na MFP



Esta receita é do blogue da querida Dulce, Cozinha da Duxa.
Não sei se com vocês se passa o mesmo do que comigo, ou seja , fico sempre nervosa quando vou fazer uma receita nova , fico sempre com medo que corra mal, esta não foi excepção .
Começou logo quando tirei a massa da máquina de fazer pão e achei que a massa não tinha crescido , aqui começou a minha desilusão .
Quando tentei fazer um rectângulo e a única coisa que consegui fazer foi mais circulo do que rectângulo e assim que enrolei a massa e depois cortei-a ,  achei  que a massa nunca ia parecer um caracol , achatei-a um pouco no tabuleiro  e forno com ela .
Quando começou a cozer nem queria acreditar , ficou mesmo a parecer um caracol e além disso ficou delicioso, nalguns caracóis também salpiquei com granulado de chocolate.
Para quem quiser fazer esta receita e não tenha muita experiência na cozinha , não desespere espere pelo resultado final , pois vale bem a pena. Fiz assim:

Ingredientes para a Massa:
  • 120 ml de leite morno
  • 1 ovo 
  • 30 g de açúcar
  • 265 g de farinha tipo 55
  • 5 g de fermento seco
  • 40 g de manteiga cortado em cubos
Ingredientes para o Recheio:
  • 175 ml de leite
  • 30 g de açúcar
  • 10 g de maizena
  • 10 g de custard
Preparação do Recheio:
Numa tigelinha, misturar bem as farinhas com o açúcar e com a ajuda de um bocadinho de leite desfazer a mistura de modo a que fique sem grumos ( usei uma vara de arames ). Colocar o leite a aquecer em lume baixo. Juntar o preparado e ir mexendo até engrossar a gosto. Deixar arrefecer coberto com película aderente e reservar.

Preparação da Massa:
Colocar todos os ingredientes na MFP  pela ordem acima indicada , programar o ciclo "massa" , na minha MFP é o programa n.7, comece o ciclo.
Findo o tempo retirar a massa para uma  bancada enfarinhada e retirar o ar.A massa fica um pouco peganhenta mas trabalha-se desde que enfarinhe bem as mãos e a bancada.Depois de retirar o ar , colocar num recipiente polvilhado com farinha, tapar com película aderente e levar ao frigorífico 45 minutos.
Passado o tempo retirar para a bancada enfarinhada e esticar com a ajuda do rolo dando-lhe a forma rectangular.
Barrar com o creme já preparado anteriormente e enrolar como se fosse uma torta , cerca de 3 voltas.
Cortar rodelas com cerca de 3 cm de grossura. Forrar o tabuleiro com papel vegetal, esqueçam o silicone, cola-se o creme e fica depois queimado. Colocar as rodelas no tabuleiro e deixar levedar , 20 minutos no forno ligado a 50ºC. Retirar o tabuleiro e rodar a temperatura para os 190ºC.
Pincelar com ovo batido e vai ao forno 15 minutos. Deixe arrefecer numa rede.

10 comentários:

  1. Ficaram lindos e são optimos para um lanche...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Gina,
    Ficaram lindos os teus caracóis amiga... Estão com um aspecto delicioso : ) Não me importava nada de comer um ou dois para o meu pequeno almoço hehehe...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Gina, achei piada ao inicio do post:))) eu só começo a ficar nervosa quando as coisas me começam a correr mal, e olha que ás vezes passo-me por completo, tem dias:)
    mas o importante é que a história teve um final feliz, fui buscar esta receita às 3B´ e olha que a fiz várias vezes, ficam uma delicia.Os teus estão muito profissionais , parabéns!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Gia, ficaram ótimos! Muito bonitinhos e apetitosos...beijkas

    ResponderEliminar
  5. Gina, ficaram ótimos!Muito bonitinhos e apetitosos...Adorei! beijkas

    ResponderEliminar
  6. Também fiz mas com a receita da Andreia e fiquei admirada como foi facil trabalhar a massa, ás vezes também me aconteceu desastres mas se no fim ficam bons! é o que importa! bjks

    ResponderEliminar
  7. Pode ter sido uma aventura, mas olha k acabou de uma excelente forma :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Amigas,

    Obrigada pelos vossos comentários, bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails