quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sardinhas Assadas na Brasa





Hoje deixo-vos uma sugestão de refeição de sardinha assada. Cá por casa assim que começa o tempo da sardinha " gorda " , não há sábado que passe que a sardinha não seja convidada para uma almoçarada , degustada no jardim , pois claro . Quem  assa as sardinhas é o meu marido e posso vos dizer que ficam no ponto. Eu pessoalmente , gosto com a bela da fatia da broa com a sardinha em cima  . Com muita pena nossa este ano ainda não comemos sardinhas muito gordas , daquelas que escorre o molho na broa, Acompanhado de batatas cozidas e uma salada de alface, tomate e os pimentos.Fiz assim:

Ingredientes para 2 pessoas :
  • 1 kg de sardinhas frescas e gordas
  • sal grosso q.b
  • sal refinado q.b
  • 1 tomate grande
  • 1/2 alface grande
  • 2 pimentos verdes
  • azeite q.b
  • vinagre de sidra q.b ( por vezes também uso balsâmico )
  • 5 batatas médias
  • cebola q.b
Preparação:
Lave bem as sardinhas,deixe escorrer e tempere com bastante sal, deixe tomar gosto pelo menos por 2 horas.
Quando o lume estiver reduzido a  brasas, ponha os pimentos a assar e as sardinhas.
Entretanto, descasque as batatas , lave-as e corte-as em ao  meio em rodelas, leve-as ao lume numa panela com água e sal, deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos ( para ver se a batata está cozida, pique-a com um garfo , se o garfo picar bem poderá desligar o lume, retirar a água e reserve ).
Quando os pimentos estiverem assados, coloque-os dentro de um saco, feche-o bem e deixe estar um pouco, verá que é mais simples tirar a pele aos pimentos devido ao vapor libertado, depois abra-os ao meio, retire-lhe o caule , as sementes, lave  e desfie em tiras , reserve.Poderá, temperá-los sozinhos ou juntá-los à salada de alface e tomate.
Faça a salada de alface ( eu ponho sempre as folhas em água com vinagre e deixo ficar um pouco ).
Costumo ripá-las com a mão , rejeitando os caules e as folhas que não estão boas para comer ( coloco-a numa centrifugadora de alfaces , dando-lhe umas voltas para retirar a água e voilá).
Lave o tomate, rejeitando o caule e corte em rodelas finas.Descasque a cebola, lave e corte-a em rodelas finas.
Junte a alface, o tomate e a cebola , tempere com azeite, sal fino e vinagre de sidra ou balsâmico.
No prato disponha a fatia de broa, a sardinha, as batatas e a salada , tempere com um bom azeite e aqui fica uma sugestão de uma deliciosa receita para quem gosta de verdade.

12 comentários:

  1. Amiga,
    o que foste postar hoje, adorooooo sardinhas com uma boa fatia de broa, o molho da sardinha a ensopar o pão, uma boa salada com pimento assado, ai que delicia, estou a babar-me pois é o meu prato favorito no verão.
    Obrigada pela partilha amiga
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de sardinha assada, uma das minhas refeições preferidas! Com o pimento assado, a broa...Hummm estas ficaram deliciosas :) já me abriram o apetite!
    Acho que no mês de Agosto começa a haver a sardinha mais gordinha ... é a que sabe melhor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sardinhas assadas gosto muito e com salada de pimentos melhor ainda...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de sardinhas, ai que já me está a dar a fome...eheh!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que belas sardinhas, sim senhora, vou comer agora ao almoço hehe. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Gina, é um petisco que também não dispenso nesta altura;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Adoro sardinha assada na brasa.:)

    Infelizmente agoro como só praticamente no S. João porque como moro num apartamento não asso por causa do cheiro. Também gosto de comer na broa e acompanhada de pimentos assados. Até fiquei com água na boca.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  8. Acreditas que mesmo estando em zona de bom peixe , este ano ainda não as provei???
    Mas tenho de lhes dar uma dentada...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. Fico contente que todas apreciem a bela da sardinha assada, eheheh, bjs

    ResponderEliminar
  10. ATÉ FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA, JÁ COMI DUAS VEZES MAS NÃO ESTAVAM AINDA AO MEU GOSTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Eu é mais carapaus ;).. Em casa da mãe sai imenso, sardinhas pra toda a gente e carapau pra mim :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Para quem anda com apetites de sardinhas..aqui estão como prometido!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails