quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pão Integral com Aveia no Forno





Este pão ficou muito bom , vi no blogue as minhas receitas. Fiz uma alteração , ou seja como ia ligar o forno fiz o pão no forno , amassei-o na minha ajudante a  máquina de fazer o pão. Já aqui tenho uma receita de pão com aveia
Cozi o pão numa forma de bolo tipo inglês e como gostei bastante da sugestão que vi no blogue da São  rapa tachos , à outra parte da massa , dividi em bolas pequenas e utilizei uma forma de bolo coloquei-as na forma só salpicada com farinha, adorei o efeito que ficou.Fiz assim:

Ingredientes:
  • 500 g de água morna 
  • 200 g de farinha de trigo tipo 55 ( utilizei 250 g )
  • 250 g de flocos de aveia
  • 250 g de farinha integral
  • 1/2 saqueta de fermento seco de padeiro ( usei ramazoti)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • sal q.b
Preparação:
Colocar todos os ingredientes na MFP  pela ordem acima indicada , programar o ciclo "massa" , na minha MFP é o programa n.7, comece o ciclo.
Quando o ciclo terminar, deixe repousar na MFP ( deixei 15 minutos ) , depois retirar o preparado anterior  para a bancada polvilhada com farinha , e as mãos também tem que estar enfarinhadas pois a massa pega um pouco, amasse .
Divida a massa em dois bocados, um deles ponha numa forma ( usei de silicone ) tipo bolo Inglês, com um pouco de farinha, ajeite de maneira a que a massa fique por toda a forma. À outra parte da forma, faça pequenas bolas , ponha numa forma de bolo com chaminé, umas ao lado das outras.
Ligue o forno a 50º  e desligue, leve o pão ao forno para levedar durante 30 minutos.
Ao fim desse tempo, ligue o forno a 200ºC e deixe cozer o pão por 15 minutos. Se não consumir o pão todo poderá congela-lo que foi o que eu fiz.Bom Apetite.

8 comentários:

  1. Ficou uns belos pães, qual dos dois o mais lindo... deve ser muito soboroso...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. que belo pãozinho, está muito giro, gosto muito do formato daquele feito com as bolinhas.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é de mim ou de não de perceber patavina de pão ou não perceber da maquina de pão, mas até hoje não consegui fazer um pão que realmente me agrada-se.
    As farinhas pre preparadas para a maquina de pão , não gosto, pois deixa um sabor esquesito, ou então la esta não sei funcionar com aquilo.
    Enfim o teu pão ficou com bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito dos teus pães.:) Além de ficarem com uma aparência linda devem ser uma delícia.
    Um dia destes experimento porque tenho os ingredientes.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  5. Gina isso tem mais produção que uma padaria :) e pão com qualidade :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. B.V.

    Talvez tenhas que experimentar outro preparo de farinha para pão ( talvez seja o programa ), posso te dizer que cá em casa já há muitos anos que não se compra pão ( menos carcaças ), ou cozemos o na própria máquina ou então amasso-o na máquina que é optimo e cozo-o no forno , de uma maneira ou outra fique excelente, bjs

    Obrigada a todas, bjs

    ResponderEliminar
  7. FICARAM AMBOS EXCELENTES, JÁ ALGUM QUE NÃO FAÇO PÃO E JÁ ESTOU COM SAUDADES.
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails