Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Massa Fresca


 



Há uns tempos fomos a uma loja que vende artigos para casa e encontrámos uma máquina que estende a massa fresca e corta-a , veio logo connosco, eheheheheh. Adorámos trabalhar com a máquina é super fácil, demora um bocadinho mas vale bem a pena além do tempo passado em família , no meu caso eu e o marido a massa ficou divinal , posso mesmo dizer excelente, a massa que fizemos foi tagliatelle. Existe na net várias explicações . Vou deixar como fiz , adorei a experiência para fazer mais vezes e outros tipos de massa. 
Fiz ingredientes para 3 pessoas, pois tive que tirar um bocado de massa para limpar a máquina conforme instruções da minha máquina por ser a primeira utilização.

Por cada 100 g + 1 ovo = 1 pessoa

Ingredientes para 3 pessoas:
  • 300 g de farinha de trigo 
  • 3 ovos
  • sal fino refinado
  • farinha para polvilhar
Preparação:
Numa bancada ou tigela, coloque a farinha, abra um buraco, deite os ovos e com as pontas dos dedos misture os ovos com a farinha, incorporando um pouco de cada vez , até combinar tudo.Empurre a massa com a palma da mãos, puxe com os dedos amasse até formar uma bola de massa . Embrulhe a massa com um pano e deixe a massa descansar cerca de 30 minutos.  
Ponha a máquina numa bancada ou numa mesa e aparafuse com o borne ( como se fosse um torno ) para ficar fixo, ponha a pega na abertura do rolo. Antes de utilizar a máquina, limpe-a com um pano seco para remover impurezas.
Ao fim dos 30 minutos, corte a massa ao meio e retire um pedaço de massa  para limpar os rolos, passe a massa várias vezes através dos vários rolos até retirar as impurezas , no fim deite esta massa fora.
Enfarinhe a máquina, o rolo da massa e a bancada. Retire pedaços de massa e com a ajuda do rolo estique um pouco a massa. A máquina é fornecida de um regulador, ponha-o na posição 7 , passe a massa e vá girando  , com a outra mão vá segurando a massa, ponha  na posição 5 e  passe a massa novamente depois na 3 até obter a espessura pretendida , vá pondo a massa na bancada e enfarinhando tanto a  bancada como  a massa para não agarrar e secar, faça o mesmo até a massa acabar e estar toda esticada.
Depois insira a pega na abertura para os rolos cortantes, girando-os cuidadosamente e passe a massa através deles para obter o tipo de massa que quiser. À medida que vai cortando a massa , vá enfarinhando a bancada para  a massa não agarrar. Em todo os sítios que li a massa tem que secar, como não tenho um útensilio próprio, pusemos a secar no suporte de rolos eheheh. A massa ficou a secar enquanto começamos a fazer a carne. Espero que tenham percebido se não vejam este vídeo que explicam bem.
Para limpar a máquina depois de a ter utilizado procedi da seguinte forma , limpei com um pano húmido , passei nos rolos todos com um papel de cozinha, como se fosse a massa ,  para limpar a  massa que tenha ficado nos rolos. Bom Apetite!

13 comentários:

  1. ficou excelente! !!!!!!
    é para repetir rapidamente. .

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS PELA MÁQUINA E PELA MASSA, SIMPLESMENTE TUDO DE BOM!
    MASSA FRESCA É OUTRA COISA, HUMMMMMMM!

    BEIJÃO.........

    ResponderEliminar
  3. Também quero uma máquineta dessas, eu adoro massa fresca!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Já tinha visto essa máquina na Tv, parece ser uma bela aquisição.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gina,
    Este post está 5*! O aspecto da sugestão está delicioso, o passo a passo bem explicadinho, e realmente o vídeo também é uma grande ajuda!! Obrigada! achei engraçado o facto de ele fazer tudo só com uma mão...lol
    A melhor parte de fazer massa fresca deve ser mesmo a interacção entre pessoas...deve ter sido um bom momento em família na cozinha! ;)
    Beijinho e bom feriado

    ResponderEliminar
  6. Ai que delicia Gina uma massinha feita em casa, é a melhor massa que existe. Minha saudosa mãe tinha uma máquina dessa de fazer macarrão, era uma verdadeira delicia, sumiu, nunca mais vi. Ficou linda sua massa e certamente, decididamente muito deliciosa...bjocas

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. boa noite
      onde posso encontrar a maquina
      ferreira-candido@hotmail.com

      Eliminar
  8. MASSA POR NÓS DEVE SER BEM DELICIOSA.
    ESSA MASSA É DAS MINHAS PREFERIDAS, FICOU ÓTIMA.
    BOM FERIADO.
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Adoro massa fresca :) ficou com um aspecto delicioso! Bjs

    ResponderEliminar
  10. eu tenho um cilindro igual ao seu ... Agora me deu vontade de usa-lo ... Massa fresca é perfeita ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Gina,

    tenho um aparelho igual ao teu, mas só uso para esticar massa de rissóis, agora fiquei entusiasmada e vou experimentar.

    Bjinhos
    Maria

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails