Acerca de mim

A minha foto
Santa Iria de Azoia, Portugal
e-mail de contacto: euminhacasa@gmail.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bolo de Abóbora Com Frutos Secos



Aqui no  blogue não é costume vos apresentar dois posts seguidos com doces , esta semana calhou assim pois hoje é dia de todos os Santos , como tal gosto de postar um bolo de abóbora , já o ano passado foi igual. Podem ver mais receitas de  bolo de abóbora , aqui, aqui e aqui. 
Este bolo tem cá uma história se tiverem vontade de ler. Fiz este bolo no sábado passado , por sinal ficou delicioso , nesse dia o meu marido foi trabalhar , logo não estava cá para me auxiliar  em quê? perguntam vocês? 
Tenho sempre dificuldades em abrir frascos ( aqui entra o auxilio do meu marido ) , a receita pedia sultanas e eu a vê-las no frasco que não consegui abrir , pois é o bolo ficou sem as ditas sultanas , ficou bom na mesma será que ficava melhor com elas? Receita:

Bom Feriado!

Ingredientes:
  • 700 g de abóbora
  • 250 g de açúcar
  • 250 g de farinha ( usei Espiga )
  • 150 g de amêndoa palitada
  • 150 g de miolo de noz
  • 150 g de sultanas ( não usei )
  • 150 g de manteiga
  • 5 ovos
  • 1 colher de ( sobremesa ) de fermento
  • sal q.b
  • spray para untar Espiga
  • papel vegetal q.b
Preparação:
Descasque e corte a abóbora em pedaços pequenos, usei congelada , leve-os  a cozer em água com uma pitada de sal e depois escorra muito bem.
Dica : Depois de cozer a abóbora, escorra-a num passador e trensfira-a para uma pano de cozinha lavado . Aperte até que a água saia completamente.
Unte uma forma com o spray para untar Espiga, forre-a com o papel vegetal e unte novamente com o spray para untar Espiga.
Demolhe as sultanas em água bem quente durante 5 minutos. ( não usei ). Deite a amêndoa palitada para uma tigela , junte as nozes partidas grosseiramente e as sultanas escorridas e secas, adicione também uma colher de ( sopa ) de farinha e envolva bem.
Numa tigela, bata bem a manteiga com o açúcar ( usei uma batedeira elétrica ) e junte depois os ovos, um a um batendo sempre. Adicione de seguida a abóbora cozida , batendo muito bem ( usei a colher de pau ) . Junte então a restante farinha e o fermento e bata muito bem. Adicione finalmente a mistura dos frutos secos e envolva.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido durante 40 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme , deixe arrefecer e sirva.Se quiser pode congelar uma parte do bolo embrulhado em papel de alumínio. Bom apetite!


Fonte : teleculinária

7 comentários:

  1. O aspecto é óptimo :) e com esses frutos secos misturados.. hummm :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  2. UMA RECEITA DIFERENTE, AO QUAL GOSTEI MUITO DA MISTURA DE INGREDIENTES,FICOU LINDO E COM CERTEZA UMA DELÍCIA!
    AQUI HOJE NÃO É FERIADO É SÓ AMANHÃ, APESAR QUE HOJE É UM DIA IMPORTANTE O DIA DE TODOS OS SANTOS.

    BEIJÃO E ÓTIMO FERIADO!

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali uma abóbora enorme que me ofereceram à espera de ser usada, esta é uma excelente ideia para a utilizar, ou pelo menos parte dela...eh eh eh! Ficou fantástico o bolinho!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Com abobora nunca fiz nada... muito bom aspecto e para mim é sem as sultanas!! bjks

    ResponderEliminar
  5. Oi Gina,
    Não conhecia esse bolo, mas já estou levando a receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  6. Gina querida não sei o que são sultanas, só sei que esse bolo ficou rico e lindo, adoro abóboras e geralmente tudo com abóbora fica delicioso. Bjos

    ResponderEliminar

Obrigado pelos vossos comentários, bjs , Gina

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails